sexta-feira, 4 de março de 2011

Tiramisù!!



É gente, é assim mesmo, com essa "crase" no u!!

Bom, há algumas semanas, resolvi fazer um jantar pros meus pais e sogros, já que e só prometia e nunca cumpria! Como minha especialidade na área dos pratos salgados ainda são as massas, decidi que faria uma noite "italiana" - ou o que desse pra fazer de italiano, também não sou muito cricri com essas coisas.

Enfim, a sobremesa tinha que ser tiramisù, que é a preferida da minha mãe! Então comecei a procurar a receita mais tradicional possível, e nas minhas andanças pelos sites da vida descobri que o tiramisù clássico não leva creme de leite. Bom saber hein??

Bom, a receita eu adaptei da chef Lindinha Sayon, do restaurante Dolce Villa, em São Paulo. Minha adaptação consistiu em bates as claras em neve e na montagem, que fiz parecida com uma charlotte. Aí vai a receita tal como fiz! Ah, lembrem de usar ovos bem frescos (façam o teste do copo com água), porque os ovos vão crus nessa receita.

Tiramisù


Ingredientes:

-360g de biscoitos champagne (eu comprei 3 pacotes de 180g cada, porque usei o biscoito pra montagem decorativa, mas sobrou um pouco)
-300ml de café pronto sem açúcar
-4 colheres (sopa) de autêntico vinho do Porto
-500g de mascarpone
-220g de açúcar
-2 ovos inteiros, mais três gemas
-cacau em pó para pulverizar

Modo de Preparo:

- Primeiramente, bata as duas claras em neve e reserve.
- Bata as cinco gemas com o açúcar até ficar um creme amarelo claro.
- Desligue a batedeira e junte o mascarpone, em temperatura ambiente, delicadamente com uma espátula.
- Depois, junte as claras em neve devagar para que elas não percam o ar. Reserve esse creme na geladeira.
- Para montar como uma charlotte, pegue uma forma de fundo removível (30cm), corte os biscoitos champagne ao meio e coloque os pedaços em torno da forma, com a parte do açúcar voltada para fora. A parte "quebrada" tm que estar bem retinha pro biscoito não cair.
- Após fazer a volta da forma inteira, misture o café com o vinho do porto numa vasilha e vá molhando biscoitos e colocando no fundo da forma. Se sobrarem espaços, quebre os pedacinhos e cubra o fundo inteiro.
- Coloque uma camada de creme por cima e peneire cacau em pós por cima.
- Faça outra camada de biscoitos embebidos na mistura de café e vinho. Coloque mais creme por cima.
- Guarde o tiramisù na geladeira e peneire cacau em pó por cima antes de servir. Daí é só desenformar, colocar num prato bem lindo e ser feliz!

Observações:
- O ideal é fazer o doce com no mínimo 24h de antecedência. Acreditem, eu fiz numa sexta à noite pra servir sábado à noite, mas pra mim o melhor gosto dele foi domingo depois do almoço. Foi quando deu pra sentir o café e o vinho de verdade!
- Eu acabei colocando o cacau por cima na sexta mesmo, então no sábado ele não estava mais com aquele aspecto bonito! Coloque o cacau por cima só na hora de servir mesmo!

4 comentários:

  1. Parece delicioso!!!!!!!!!

    Pergunta que não quer calar: aonde você encontrou mascarpone ?! No La Palma ?

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Existe outro lugar em Brasília que venda? Eu não conheço...

    ResponderExcluir
  3. Hum, sou louca por tiramisu!
    Tem um lugar perto do meu trabalho que vende!
    Será que consigo fazer?

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  4. He,He, D. Mari, adoro tiramisù. Qualquer dia desses leva para gente, enquanto isso, será que existe algum tiramisú light?(que heresia!, meus 70k só me deixam sonhar com ele.

    ResponderExcluir